quinta-feira, 1 de maio de 2014

Plano prevê 37 ações para desenvolver o turismo em Curitiba

A versão final do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) de Curitiba foi aprovada na tarde desta terça-feira (29) durante audiência pública, realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
O plano tem 37 ações para serem implantadas com o objetivo de impulsionar o turismo no município, que abrangem temas ligados também a cultura e ao meio-ambiente, tais como investimentos em nove parques da cidade, requalificação da paisagem urbana na região central da cidade e centro histórico, desenvolvimento de sistema de armazenamento provisório e coleta de lixo nesta região, ordenamento da Feira do largo da Ordem entre outras.
Essas ações estimam investimento de R$ 236 milhões, sendo que até R$ 216 milhões podem ser captados por linhas de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a partir do Prodetur.  A liberação deste valor, entretanto, depende da apresentação de projetos e aprovação destes.
Representantes da Ambiens Sociedade Cooperativa, empresa responsável pelo estudo para formação do plano, apresentaram os dados obtidos durante quase dois anos de levantamento e interpretação de informações.
Desenvolvimento
O PDITS de Curitiba é o instrumento técnico para planejamento e gestão da política pública municipal na área de turismo e tem como objetivo orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo a definição de ações, as prioridades, e a tomada de decisão. O plano da capital paranaense ainda será submetido à aprovação do Ministério do Turismo e, assim que isso ocorra, a cidade estará inserida no Prodetur  - ­ Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, do governo federal – e apta a receber recursos para o desenvolvimento de projetos na área.
A importância de integrar o Prodetur é a possibilidade que Curitiba ganha para a captação de recursos na área de turismo. “A partir da apresentação do PDITS, projetos poderão ser detalhados e poderemos captar recursos junto ao governo federal e BID, que são atualmente os grandes investidores na área do turismo, e que irão apoiar a Prefeitura neste planejamento estratégico a médio prazo”, disse a presidente da Agência Curitiba, Gina Paldino.
“Incluída no PDITS, Curitiba ganha mais uma alternativa para obtenção de linhas de crédito para o desenvolvimento do turismo local, geração de empregos e divisas. O PDITS será uma importante ferramenta que norteará o planejamento do CTur”, diz o presidente do Instituto Municipal de Turismo (CTur),  Paulo Colnaghi.
Participaram também da audiência diretores do CTur, a presidente da Agência Curitiba, Gina Paladino, membros do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e do Ministério do Turismo (MTur).
União
Iniciado em setembro de 2012 o PDITS Curitiba foi desenvolvido em seis etapas: plano de trabalho e formulação dos objetivos, diagnóstico estratégico, validação e estratégias, Plano de ação e feedback, versão preliminar e versão final. Cada uma destas etapas foi apresentada e debatida durante reuniões do Comtur.
A participação conjunta do poder público e da iniciativa privada na constituição do PDITS é na posterior implementação das ações é o que pode alavancar o setor do turismo na capital, segundo o professor da UFPR, doutor José Manoel Gândara. “O PDITS foi construído em conjunto entre poder público e iniciativa privada e isso gera comprometimento e também um direcionamento de ações em comum. O que é muito importante”, afirmou.

FONTE:http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/plano-preve-37-acoes-para-desenvolver-o-turismo-em-curitiba/32751

Nenhum comentário:

Postar um comentário